Google

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Acne, causas e tratamentos


Segue abaixo comentário sobre os principais tratamentos e no fim uma base de tratamento boa leitura.


A Acne é uma doença típica da adolescência que se inicia em média aos 12 anos de idade e interrompe-se na segunda década de vida, entre os 20 e 25 anos de idade.

A Acne afeta os poros por onde saem os pelos (folículos pilo-sebáceos) e é causada por uma hiperatividade das glândulas sebáceas causada por estimulação hormonal. O aumento da produção de sebo leva à obstrução dos folículos pilosos, isso causa a sua inflamação levando à formação das erupções próprias da acne. Em geral acomete mais aos homens pela maior quantidade de pelos existentes e pela ação dos hormônios masculinos, porém as mulheres não estão livres da acne. Existem, contudo, algumas situações que podem agravar o quadro de acne, como é o caso da Síndrome dos Ovários Policísticos, em que ocorre uma diminuição dos hormônios femininos e um aumento da produção de hormônios masculinos levando ao aumento da quantidade de pêlos corporais e conseqüentemente ao aumento da incidência da acne. Nestes casos, ocorrem também alterações do ciclo menstrual. Embora seja um comentário geral, não existem evidências científicas de que alimentos oleosos ou gordurosos aumentem a incidência de acne.

Classificação da Acne

Acne grau I: comedões (cravos);

Acne grau II: cravos, espinhas e pequenas áreas com pus;

Acne grau III: lesões acima, nódulos infectados ou não;

Acne grau IV: todas as lesões acima, localizadas também nas costas e ombros além da face.

Tratamentos Anti-acne

A avaliação médica é fundamental para que seja feito um diagnóstico correto e a prescrição adequada para cada tratamento o qual pode ser tópico com pomadas, cremes, sabonetes específicos, peelings e laser.O tratamento, em alguns casos específicos também pode incluir medicações administradas por via oral usadas durante um tempo prolongado.

O tratamento ideal varia de caso a caso, conforme o tipo de pele, tonalidade da pele, grau de acne e antecedentes pessoais (histórico de doenças e alergias). Portanto, visitar um profissional capacitado é a melhor forma de começar um tratamento.

Segue agora os principais tratamentos utilizados nos melhores consultorios do mundo.

O tratamento adequado combate, previne e protege a pele, evitando o ressecamento e a irritação. Os tratamentos podem ser tópicos (aplicados diretamente na pele) ou ministrados por via oral.

O tratamento inclui cuidados simples, como a esfoliação da pele. O esfoliante Ionax Scrub® deve ser usado para remoção das células mortas do rosto e proporciona sensação de limpeza e suavidade.


Existem também sabonetes específicos, como o Dermotivin®, que ajuda a controlar a oleosidade típica da adolescência, sem provocar o ressecamento da pele. Para casos de acne leve a moderada, vale investir no sabonete Dermax® (ácido salicílico e enxofre) possui duas substâncias de atuação, uma responsável por deixar a pele “mais fina”, enquanto a outra tem ação bactericida e fungicida. Por isso, combate a bactéria responsável pelo processo inflamatório da acne e deixa a pele com um aspecto mais macio.

Muitas vezes, os produtos podem ser associados a outras formas de tratamento, como o Differin® (adapaleno 0,1%), gel tópico indicado para casos de acne leve a moderada, que tem ação seletiva, ou seja, age somente nas áreas com inflamação ou cravos. O Differin® (adapaleno 0,1%) apresenta risco reduzido de provocar irritação e queimadura na pele.

Além de combater a acne, preveni-la é essencial. O gel Benzac AC® (peróxido de benzoíla 2,5; 5 e 10%) aumenta a concentração de oxigênio na pele e por isso não permite que a bactéria responsável pelo processo inflamatório dos cravos sobreviva. Consequentemente, o gel impede o aparecimento das espinhas. O Benzac AC® (peróxido de benzoíla 2,5; 5 e 10%) possui pequenas “esponjas”, que retêm o sebo da pele e liberam o glicerol, evitando o ressecamento excessivo da pele.

Para acabar com a acne moderada, recomenda-se o uso de antibióticos, como Eryacnen® (eritromicina 4%). A apresentação em forma de gel, para uso tópico, é indicada para peles com acne em áreas isoladas ou mesmo para quem já toma medicamentos e não poderia iniciar mais um tratamento via oral.

ERYACNEN GEL 2% e 4%

Posologia e Administração
lavar e secar bem todas as áreas afetadas da pele. Aplicar uma fina camada de Eryacnen pela manhã e à noite. Nas formas graves do dependem da presença dos hormônios sexuais.
As lesões começam a surgir na puberdade,
atingindo a maioria dos jovens de ambos os
sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido
ao aumento da secreção sebácea associada
ao estreitamento e obstrução da abertura
do folículo pilosebáceo, dando origem aos
comedões abertos (cravos pretos) e fechados
(cravos brancos). Estas condições favorecem
a proliferação de microorganismos que provocam
a inflamação característica das espinhas,
sendo o Propionibacterium acnes o agente
infeccioso mais comumente envolvido.
','')">acne
, Eryacnen 4% pode ser aplicado nas primeiras 4 semanas de tratamento. Após este período, se houver melhora, o tratamento deve continuar com Eryacnen 2%. O tratamento pode durar até 3 meses.

Indicações
tratamento limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos
de uso local, como pomadas, loções, pós,
soluções, etc.
','')">tópico
do dependem da presença dos hormônios sexuais.
As lesões começam a surgir na puberdade,
atingindo a maioria dos jovens de ambos os
sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido
ao aumento da secreção sebácea associada
ao estreitamento e obstrução da abertura
do folículo pilosebáceo, dando origem aos
comedões abertos (cravos pretos) e fechados
(cravos brancos). Estas condições favorecem
a proliferação de microorganismos que provocam
a inflamação característica das espinhas,
sendo o Propionibacterium acnes o agente
infeccioso mais comumente envolvido.
','')">Acne
vulgaris.

Quando a pele apresenta nível mais grave de acne, exige tratamento mais incisivo do que o antibiótico tópico. Indica-se, portanto, o Tetralysal® (limeciclina 150mg e 300mg), um antibiótico oral que tem ação potente e rápida, apresentando resultados a partir da segunda semana de tratamento – enquanto outros começam a surtir efeitos somente depois de um mês. A posologia também é prática, pois exige dose única diária de 150mg ou 300mg, dependendo da gravidade do caso. O antibiótico apresenta também risco reduzido de provocar queimadura na pele.

Contra-Indicações
não deve ser usado em pacientes com hipersensibilidade à eritromicina ou etanol.

Ácido retinóico (fórmula produto manipulado)

Derivado da vitamina A ácida, ele promove a esfoliação e estimula a produção de colágeno, substância que é responsável pela firmeza da pele. Outra função atribuída ao ácido é reorganizar as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e melhorar a irrigação da pele.

Esse tratamento pode ser feito no rosto, pescoço, colo e mãos, em concentrações diferentes. Cosméticos tópicos a base de ácido retinóico têm efeito comprovado se tiverem porcentagem entre 0,05% e 0,1% em sua composição, ele é muito indicado para pessoas com o rosto muito agredido pela acne ou em acne persistente.

Outros Retinóicos

Outros derivados e apresentações do ácido retinóico estão sendo desenvolvidos, como o adapalene, o tazatorene, o Retin A Micro e o Creme Polimerizado de Tretinoína. Procura-se obter menos efeitos colaterais com igual, ou melhor, ação


Adapalene

É um ácido naftóico sintético com atividade retinóica. Tem uma estrutura química diferente do ácido retinóico, mas uma ação semelhante. Observa-se uma melhor ação anticomedogênica, melhor ação antiinflamatória e menor prevalência de efeitos indesejáveis.


Tazaroteno

É um retinóide acetilênico sintético, que penetra rapidamente na pele e então é convertido na substância ativa. Parece apresentar menos efeitos colaterais do que o ácido retinóico, porem com eficácia comparável.

Microsferas de tretinoína em gel

O Retin A Micro, é a tretinoína em um novo preparado que utiliza a tecnologia de apresentação de medicamentos em microsferas. A intenção é liberar mais lentamente o produto dentro da pele, assim diminuindo os efeitos colaterais.


Creme Polimerizado de Tretinoína é o ácido retinóico associado com um polímero, o poliprepolímero – 2 ( PP-2). A intenção é liberar o produto na região onde ele é mais eficiente, aumentando o efeito positivo e diminuindo os efeitos indesejáveis.

Isotretinoína Via Oral


A Isotretinoina ( ácido 13 cis retinóico). É um derivado da vitamina A que é efetivo em todos os 4 fatores que provocam Acne. Entretanto, seu uso envolve riscos, e cuidadoso acompanhamento médico, sendo reservado para os casos mais graves e avançados sempre a critério médico. É uma substância teratogênica, o que significa que se houver gravidez durante o seu uso, pode ocorrer malformações no feto.

b- Os Produtos que Agem Contra as Bactérias

Peróxido de Benzoíla
O Peróxido de Benzoíla tem ação sobre o P. Acnes, a bactéria associada à acne. Pode ser usado em cremes, em várias concentrações e associado aos outros medicamentos. O P. Acnes, não se desenvolve bem em presença de oxigênio, e o Peróxido de Benzoíla, altera o folículo, gerando um ambiente não propício para esta bactéria se desenvolver.


Os Antibióticos
A clindamicina, a eritromicina, a sulfacetamida e o ácido salicílico são substâncias que também tem ação sobre o P. Acnes, diminuindo sua população na pele. Entretanto, com o uso prolongado, Pode ocorre resistência. O antibiótico deve ser usado durante uma fase do tratamento, e antes de se desenvolver resistência, outras medidas podem se introduzidas. A eritromicina, a tetraciclina, a doxicilina e a minociclina são antibióticos sistêmicos ( via oral), que são efetivos contra o P. Acnes. Podem ser utilizados no tratamento, sempre com orientação do profissional médico.


Novas tecnologias


Tratamentos das lesões com Laser pode substituir o antibiótico :
A aplicação de um laser com espectro de luz específica, mata as bactérias da pele, realizando o mesmo efeito dos antibióticos. O Laser ajuda muito o tratamento , considerando que as bactérias associadas com a ACNE estão ficando cada vez mais resistentes aos tratamentos convencionais
Novos peelings de fenol ajudam a melhorar as complicações como as escaras de acne.

Outros produtos tópicos


Ácido Azeláico

Foi inicialmente utilizado para tratamento de manchas da pele. Também é efetivo para tratamento da rosácea. Tem ação antibacteriana, e demonstrou ter uma ação positiva no tratamento da Acne.


Novas formulações de sulfacetamida

A sulfacetamida sódica tem ação contra as bactérias da pele. Já vem sendo utilizada há algum tempo. Normalmente vem associada com o biosulfur. Novas preparações sem o biosulfur vem mostrando boa ação e com menos efeitos colaterais.


Associação de Clindamicina e peróxido de benzoíla

Esta associação tem se mostrado eficiente no tratamento da acne.


Novos hormônios orais

Os hormônios são utilizados no tratamento da acne, quando ocorre disfunção ovariana com excesso de produção de androgênios, como nos ovários policísticos. Uma nova associação hormonal, associando contraceptivo oral, e hormônios ( Ortho tri-Cyclen), vem sendo utilizada especificamente para o tratamento da acne.

A Técnica de Tratamento mais recomendada

O sucesso para o tratamento da acne requer cuidadosa avaliação e indicação específica de tratamento para cada paciente, respeitando suas individualidades. O agente antiacne apropriado é então selecionado, e o acompanhamento vai determinar a eficiência e a necessidade de mudança de estratégia. É importante determinar a severidade da acne como leve, média ou grave, e a predominância de lesões. Entretanto, um roteiro é uma estratégia geral pode ser utilizada, procurando em sentido amplo obter uma racionalização de procedimentos.

Recomendações

*Uso de sabonete antibacteriano especifico ex. Soapex, Dermax, Dermotivin e etc.

*Uso de antibiotico em Gel com uso topico como por ex. Benzac AC Gel 5% (peróxido de benzoíla) ou ERYACNEN GEL 2% e 4%.

*Uso de um secativo para usar durante o dia.

*Fazer limpeza de pele e esfoliação 1 ou 2 vezes ao mês.

*Caso não tenha resultado procure um dermatologista e converse com ele sobre uso do medicamento oral Isotretinoína.



Atenção não tome remedios sem o conhecimento do seu medico pode ser prejudicial a sua saude.

4 comentários:

Giovanna Dalla disse...

Gostei do blog, me ajudou a saber o que eu tinha na kara! Brigada
Pode visitar meu blog?
eununcaduvidei.blogspot.com
ainda é novo mas vai ser bem legal!

bayjos

Stephanie C. de Mello disse...

Gostei das dicas. Estou pensando em comprar o sabonete Acepxia.

Unknown disse...

adoreiiii...obrigadaaaaa

Revendedor Forever disse...

Uma dica muito importante mas que quase ninguém fala é a ingestão de líquido. Nós não somos acostumados a ingerir a quantidade necessária de água por dia e precisamos ir mudando os nossos hábitos aos poucos porque a água, fora os benefícios que todo mundo já conhece, irá limpar internamente diminuindo a oleosidade da pele e consequentimente o aparecimento de cravos e espinhas.

Outra dica importante é o uso de protetor solar todas as vezes que for entrar em contato com os raios solares, pois estes impedem o aparecimento de manchas escuras provocadas pelas espinhas.

Produtos ricos em vitaminas A, C e E , também vão ajudar no combate às espinhas e deixar a sua pele mais saudável e bonita.